VIDA COM GRAÇA

terça-feira, 8 de março de 2016

CRISTO NÃO BASTA! (?)



Hoje abri o Facebook e vi um cartaz de uma obra teológica que dizia: a obra de teologia bíblica que faltava. 
Pensei: realmente, nas vitrines eclesiásticas e teológicas, Cristo não basta! Está sempre faltando alguma coisa pra completar. Não sei se é um anúncio apelativo, maldoso, ingênuo, “mafioso”... E por aí vai. Será que Cristo não basta? Será que tem alguma outra maneira a ser estudada pra que se entenda o Evangelho?
Acredito piamente, que não. E aí poderiam me perguntar: por que estudou e lecionou teologia? Porque acreditei no que ensinaram e na caminhada, não teológica, mas da vida, encontrei o Caminho, não por vias eclesiásticas, mas por quedas e decepções. Depois de encontrar o Caminho, percebi que Ele era a Theo-Lógos, sem precisar de acréscimo, pois revelando-Se disse:
“Eu sou o CAMINHO, e a verdade e a vida; ninguém VEM ao Pai, senão por mim. (João 14:6)”
"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. NINGUÉM conhece o Filho a não ser o Pai, e NINGUÉM conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. Mateus11:27
“Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.” João 1:18
“Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou TODO julgamento ao Filho, João 5:22.... MAS QUANTAS VEZES JULGARAM EM NOME DE DEUS?
Diante disso, faço mais um recorte, de propósito, que não altera o sentido do texto, assim como os que citei acima não alteram, e poderia citar outros mais, mas esses bastam e confirmam o que está abaixo:
“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.
1 João 2:27
Onde está o problema? Está nas tentativas de explicar Deus por vias filosóficas, sejam elas “platonistas” ou “aristotélicas”, onde quiseram fazer de Deus um ser previsível, tal qual toda ciência da Idade Moderna e, talvez, o golpe fatal na ciência foi o surgimento da Psicologia (não a comportamental), em especial a Psicanálise, que fala do perverso polimorfo, ou seja, um ser que “transcende” a previsibilidade. Diante disso, o que posso falar de Deus? Somente o que Jesus falou, o resto é conjecturar o Absoluto Imprevisível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário