VIDA COM GRAÇA

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

QUEM SOU EU QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO OU QUANDO TODOS ESTÃO OLHANDO?
Parto de três premissas básicas:
“Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.”  Sigmund Freud
“Geralmente suspeitamos dos demais o que sentimos em nós.” Santo Agostinho
"Não há nenhum justo, nem um sequer” Apóstolo Paulo
Ontem passei alguns minutos conversando com um colega de trabalho sobre as eleições e sobre a disputa do segundo turno em nossa cidade. Ele, muito inteligente, fez um cenário perfeito dos candidatos.
Chegando em casa, comecei a refletir sobre o assunto fiquei me questionando sobre quem eu sou, e como sou de fato. Depois de analisar, percebi o quanto não deveria falar de ninguém - inclusive sobre os políticos, por mais que mereçam – mas mesmo assim ainda falo.
A questão não é de uma pessoa, mas de um todo, que se defere do macro para o micro e vice-versa, tanto é que imaginei a situação nas repartições públicas, ou até mesmo nas privadas: quantos de fato cumprem seus horários? Quantos não tentam de alguma forma levar vantagem (nos relacionamentos, no trabalho, nas filas, nos pedidos de favores e etc...)? Acredito que muita gente, inclusive eu. Porém, o que é mais fácil? Combater no outro e, em especial no político, que é um pouco de cada ser humano: uns mais honestos e outros mais corruptos. Não se deve questionar ou julgar? Sim, claro; mas não esquecer-se de que também faz parte desse montante, seja micro ou macro.
Ainda percebo mais: que me sinto melhor que o outro quando estou no trânsito e lanço alguns desaforos no motorista da frente, ou até mesmo do lado, julgando que dirijo melhor que ele. Portanto, a verdade é, que em algum momento cometo erros iguais ou piores – seja por displicência, seja por imprudência, seja por incompetência ou por outra razão. Esse é o Nosso Mundo, onde o estranho é outro.
Com isso, não sei se é a idade ou a maturidade, vejo que não tenho mais a ilusão política de ser de esquerda ou direita, ainda que tenha uma maior simpatia pelas questões esquerdistas. E hoje, não tenho o sonho de ver algum político dando resultado de melhoria, ainda que possa acontecer por um milagre da Graça de Deus, mas continuo acreditando na consciência individual de cada ser que olha mais para si e tenta ressignificar seus valores para uma construção melhor – tanto individualmente, quanto coletivamente.

Que Deus, como sempre, tenha misericórdia de nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário